terça-feira, 5 de dezembro de 2017

DIREITOS E DEVERES DOS PEDESTRES


Você sabia que as leis de trânsito também valem para pedestres? Isso mesmo. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem circula pelas ruas também tem direitos e obrigações, pessoal! Além dos motoristas, o sistema de trânsito é composto por pedestres, ciclistas, motociclistas, cada um com sua função e respectivos deveres. Com a colaboração de todo mundo, o dia a dia nas ruas fica cada vez mais seguro para os envolvidos. 
Andar pelo meio da rua, atravessar fora da faixa de pedestres, não utilizar passarelas ou outra passagem destinada a quem anda a pé são exemplos de infrações sujeitas a multa. Diariamente, encontramos registros de acidentes envolvendo pessoas em algumas dessas situações, não é mesmo? Em muitos casos, esse tipo de acidente, ocasionado pela falta de atenção e imprudências, pode ser evitado com atitudes simples.
Quer saber como? Conheça os direitos do pedestre e faça a sua parte para um trânsito mais seguro:
– Os pedestres têm prioridade de passagem quando atravessam a via sobre as faixas;
– Nas áreas com semáforo, os pedestres continuam tendo prioridade, ainda que não tenham concluído a travessia;
– Em áreas sem calçadas, o acesso será feito com prioridade pelas bordas da pista, sempre em sentido contrário ao dos veículos.
– O pedestre deve olhar atentamente para os lados ao atravessar, descer de um carro ou ônibus e esperar;
– Atravessar sempre na faixa de pedestres, utilizar passarelas ou passagens subterrâneas;
Se cada um fizer a sua parte, todos os personagens do trânsito podem contribuir para mais educação e segurança. O que você está esperando para fazer a sua parte? 

Fonte: http://www.viverseguronotransito.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário