sábado, 16 de setembro de 2017

Consulta pública avalia propostas do Contran para formação de condutores

           
O coordenador da Câmara Temática Francisco Vieira Garonce conduziu os trabalhos e justificou as mudanças propostas - Foto: DetranRS

           Com uma edição em Porto Alegre na terça-feira (12), o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) encerrou o ciclo de audiências públicas realizadas em cinco cidades para debater mudanças no processo de habilitação de condutores. Entre as alterações propostas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estão o aumento da carga horária das aulas teóricas e práticas, inclusão de aulas e provas em via pública para motos, e criação de cursos teóricos específicos para cada categoria. A intenção é que o novo regramento, que substituirá a atual resolução 168, seja votado pelo Contran ainda este ano.
Contribuições
          O DetranRS apresentou 133 sugestões nas áreas de exames, habilitação e educação para o trânsito. Uma delas foi que a eliminação da mudança de categoria comece a valer somente para quem se habilitar após a publicação da resolução, do contrário teríamos motoristas com 30 anos de experiência tendo que se habilitar. A Ordem dos Advogados do Brasil também corroborou essa demanda: “a OAB não se opõe a criação de novas exigências para a habilitação dos condutores de veículos pesados, o problema é abranger esses requisitos aos já habilitados”, explicou Andréia Scheffer, da Comissão da Área de Trânsito da entidade. 
          As contribuições recebidas serão analisadas pelos membros da Câmara Temática nos próximos sete dias e serão discutidas em reunião no dia 25 de setembro. Dessa reunião sairá o documento final que será encaminhado ao Conselho Nacional de Trânsito para votação.
Sugestões do DetranRS

        Entre as alterações propostas pelo DetranRS estão a redução de cinco para duas horas-aula adicionais para os candidatos reprovados no exame prático; a supressão da prova prévia realizada pelo CFC; a ideia de unificar os cursos de Autorização para Condução de Ciclomotores e para CNH categoria A; a incorporação de conteúdos de diversos cursos, permitindo assim a redução da carga horária; a adoção de formas de atendimento diferenciado para candidatos com deficiência auditiva, disléxicos ou com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); a inclusão de novos objetivos educacionais, como a compreensão da definição de risco ou a identificação de estratégias para uma condução mais eficiente e segura; a ampliação do prazo para a realização de um segundo curso especializado com aproveitamento de conteúdos do primeiro, entre muitos outros.
Fonte: http://www.detran.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário